ANÁLISE SWOT
A Análise SWOT é um sistema simples que tem por objetivo verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A análise se divide em Ambiente Interno, composto pelos itens Forças e Fraquezas e no Ambiente Externo, relacionado às Oportunidades e Ameaças. A partir dessa divisão é possível estabelecer aquilo que é de responsabilidade da empresa, e o que é uma antecipação do futuro, ou seja, o que se pode traçar a respeito de possibilidades positivas ou negativas do macro ambiente econômico conforme o modelo abaixo.
A MATRIZ SWOT:
Como podemos verificar, a matriz SWOT ajuda a empresa na tomada de decisão ao nível de poder maximizar as oportunidades do ambiente em torno dos pontos fortes da empresa e minimizar os pontos fracos e redução dos efeitos dos pontos fracos das ameaças.
Devendo esta análise ser complementada com um quadro que ajude a identificar qual o impacto (elevado, médio e fraco) que os fatores podem ter no negócio e qual a tendência (melhorar, manter e piorar) futura que estes fatores têm no negócio.

COMO APLICAR A ANÁLISE SWOT EM VENDAS:
A aplicação da Análise SWOT num processo de planejamento pode representar um impulso para a mudança cultural da organização e do individuo. O SUPERVENDEDOR pode muito bem fazer a sua autoanalise aplicando a matriz tanto na sua via profissional como pessoal.
Essa ferramenta pode ajudar você na avaliação de empresas, projetos, produtos, serviços e equipes. Para isso, faça as seguintes perguntas para cada item:
PONTOS FORTES:
- O que você, sua empresa e equipe fazem bem?
- Que recursos especiais você possui e pode aproveitar?
- Quais os seus diferenciais?
- O que a concorrência, a equipe, os clientes e os fornecedores acham que você faz bem?
PONTOS FRACOS:
- No que você precisa ficar atento?
- O que precisa melhorar?
- Onde deve se blindar?
- Onde possui menos recursos que os demais?
- Quais são suas fraquezas identificadas pelos outros?
AMEAÇAS:
- Que ameaças (leis, regulamentos, concorrentes) podem lhe prejudicar?
- Qual o ponto forte do seu concorrente que pode ser uma ameaça para você?
- Quais as estratégias e diferenciais dos seus concorrentes?
OPORTUNIDADES:
- Quais são as oportunidades externas que você pode identificar?
- O que seu cliente deseja e precisa que pode servir como oportunidade de negócio?
- Como agregar valor ao seu produto e ao seu serviço?
- Que tendências você pode aproveitar ao seu favor?
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